o que é uma dieta e quais são os seus tipos
Afinal, o que é uma dieta e quais são os seus tipos?

Afinal o que é uma dieta e quais são os seus tipos?

 

Assistindo Tv, Youtube, conversando com amigos, rolando as páginas de facebook e Instagram você se depara com essa tal palavra: DIETA! Afinal, o que é uma dieta e quais são os seus tipos?

Nesse post vamos desvendar de uma vez por todas o que significa essa palavra. Portanto, leia até o final!

Antes de tudo, pra entender o que é uma dieta e quais são os seus tipos, precisamos conhecer o seu conceito. Dieta é o conjunto de substâncias alimentares que constitui o comportamento nutricional de todos os seres vivos. Sendo assim, a dieta é um hábito alimentar de cada ser vivo nesse planeta.

Cada ser vivo é qualificado conforme a dieta que seguem, carnívoros, herbívoros, detritívoros, onívoros, entre outros. Nesse sentido os seres humanos classificam-se como onívoros, já que alimentam-se de carnes e vegetais, mesmo que existam pessoas vegetarianas.

Além do mais, alguns fatores podem influenciar a dieta de uma pessoa, como fatores religiosos, econômicos e culturais, climáticos, preferências de gosto, etc.

Dieta como regime alimentar

 

Dieta como regime alimentar

 

O termo dieta também refere-se a um regime alimentar. Nesse caso existem vários tipos. As mais comuns são a lowcarb, Dukan, cetogênica, Ravenna, Paleolítica, Dash, Genética, entre outros.

É comum o uso da expressão “estou de dieta” para indicar quando uma pessoa se encontra seguindo algum tipo de restrição alimentar a fim de emagrecer. Ocorre que muitas pessoas somente ao ouvir o nome dieta já se apavoram! Por isso, preferimos usar o termo “reeducação alimentar” no lugar de dieta.

Reeducação Alimentar é uma mudança no hábito alimentar da pessoa por toda a vida, a fim de conquistar o peso desejado.

A reeducação alimentar feita para perder peso, se não houver disciplina e se tornar um hábito, corre-se o risco da pessoa recuperar seu antigo peso. Portanto, tenha foco, tenha um objetivo em mente. Seu peso diz muito sobre sua saúde.

Quais são os tipos de dietas?

 

São muitos os tipos de dietas. Listaremos aqui as mais conhecidas e seus principais benefícios.

Dieta tipo Low Carb

 

dieta low carb

 

A dieta low carb surgiu na década de 60 com o Dr. Robert Atkins, que propôs uma drástica redução de carboidratos no seu programa de emagrecimento.

Nesta dieta deve-se ingerir menos de 130 gramas de carboidratos por dia. Uma vez que diminui-se a quantidade de carboidratos, a quantidade necessária de energia produzida pelos alimentos deve vir de gorduras boas e proteínas.

A dieta low carb é bastante eficiente para emagrecer, pois aumentando as proteínas e boas gorduras o metabolismo funcionará melhor.

Dieta tipo Dukan

 

dieta dukan

 

O nutricionista francês Pierre Dukan criou a dieta Dukan. Ele a explica em seu livro “Não Consigo Emagrecer”.

O seu método é composto por quatro fases. A primeira fase é chamada ataque. Ela é bem rígida, onde a alimentação é basicamente de carnes, derivados do leite e ovos.

Na segunda fase, chamada cruzeiro, é quando a pessoa passa a comer legumes e verduras. Aqui ela deverá atingir o peso ideal.

Já a terceira fase é permitido ingerir carboidratos e lipídeos de forma controlada.

Por fim, vem a quarta e última fase, a fase de estabilização que deve ser seguida pelo “resto da vida”.

A dieta Dukan é uma dieta muito polêmica, pois é muito restritiva. Existe um debate se ela é eficaz no longo prazo.

Dieta tipo Cetogênica

 

dieta cetogenica

 

Essa modalidade de dieta surgiu no início do século XX por médicos da França e dos Estados Unidos para tratar pacientes com epilepsia.

Essa dieta consiste em uma grande redução de carboidratos, até mais do que a dieta low carb. Propõe-se que a quantidade de carboidratos ingeridos durante o dia represente de 10 a 15% da quantidade de calorias do cardápio.

Desta forma para realizar a dieta cetogênica, deve-se eliminar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como pão e arroz, e aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras boas, como abacate, coco ou sementes,  além de uma boa quantidade de proteínas na alimentação.

Dieta tipo Ravenna

 

ravenna

 

A dieta Ravenna surgiu aqui pertinho das terras tupiniquins. Na Argentina pra ser exato, na década de 90. Seu idealizador é Máximo Ravenna e sua dieta baseia-se em duas etapas: redução e manutenção. Na primeira etapa acontece a restrição de carboidratos e glúten, sendo  substituídos por alimentos de baixo índice glicêmico, como a quinoa, batata-doce, tapioca, abóbora, etc.

Já o período de manutenção dura o resto da vida, e consiste na reintrodução de todos os alimentos, porém com acompanhamento nutricional e reeducação alimentar.

Dieta tipo Dash

 

Dash

 

Essa modalidade, de nome estranho, surgiu a partir de estudos em Universidades dos Estados Unidos com o objetivo de diminuir a pressão arterial através da ingestão de alimentos com baixo teor de gordura total e saturada.

Apesar de ser usada para diminuição da pressão arterial, ela vem sendo usada também para perder peso. Nela é estimulada o consumo de vegetais, grãos e frutas, peixes, aves. É sugerido também o consumo reduzido de carne vermelha, doces, produtos com adição de açúcares.

Dieta tipo Paleolítica

 

dieta paleolítica

A dieta paleolítica, também chamada de paleo, se baseia na ideia da alimentação dos nossos ancestrais na idade das pedras, onde sua dieta se baseava na caça, nas frutas e cerais que encontravam. Aproximadamente 30% da dieta é composta por proteínas, tanto quanto 30% a 40% de carboidratos e 30% a 50% de gorduras.

Ela é uma opção para perder peso e sua alimentação baseia-se, principalmente em alimentos frescos e naturais, evitando alimentos processados e industrializados.

Dieta tipo Genética

 

Genética

Conhecida também como dieta do DNA, essa modalidade leva em conta a análise do código genético da pessoa. Vale lembrar que esse método ainda não está totalmente desenvolvido.

Em outras palavras, a dieta Genética propõe uma análise nos genes da pessoa personalizando a alimentação e exercícios de cada indivíduo. Através da análise genética, a dieta do DNA verifica as informações de cada pessoa indicando os nutrientes mais adequados, por exemplo, se precisa de mais carboidratos, fibras, proteínas etc.

Além disso, é necessário considerar que só a genética não influencia completamente nas características físicas de cada indivíduo, ou seja, fatores ambientais, alimentação e o estilo de vida, contribuem para a pessoa ganhar ou perder peso.

 

Por fim, concluímos esse post e espero que tenha aprendido mais sobre o que é uma dieta e quais são os seus tipos. Existem vários tipos dietas, e poderíamos ficar muito tempo aqui enumerando cada uma delas. O mais importante é que você se oriente antes de começar uma dieta. Reforçamos que a Reeducação Alimentar é o melhor método, pois se trata de um hábito de vida saudável e duradouro.

 

Para saber mais sobre Reeducação Alimentar clique Aqui.

 

Gostaria de um e-book completo sobre Reeducação alimentar com receitas práticas e fáceis que está ajudando milhares de pessoas no Brasil? Acesse aqui.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *